quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Todo Dia - David Levithan

E aí povo, tudo bem? 

Finalmente eu li este livro e vim contar para vocês o que achei. 

Vamos lá? 
Título: Todo Dia 
Autor: David Levithan 
Páginas: 280
Compre na AMAZON
SKOOB
Sinopse: Neste novo romance, David Levithan leva a criatividade a outro patamar. Seu protagonista, A, acorda todo dia em um corpo diferente. Não importa o lugar, o gênero ou a personalidade, A precisa se adaptar ao novo corpo, mesmo que só por um dia. Depois de 16 anos vivendo assim, A já aprendeu a seguir as próprias regras: nunca interferir, nem se envolver. Até que uma manhã acorda no corpo de Justin e conhece sua namorada, Rhiannon. A partir desse momento, todas as suas prioridades mudam, e, conforme se envolvem mais, lutando para se reencontrar a cada 24 horas, A e Rhiannon precisam questionar tudo em nome do amor.

Minha opinião: 

"Na minha experiência, desejo é desejo, amor é amor. Nunca me apaixonei por um gênero. Apaixonei-me por indivíduos. Sei que é difícil as pessoas fazerem isso, mas não entendo por que é tão complicado, quando é tão óbvio."

Desde que este livro foi lançado eu quis ler, mas acabei enrolando, enrolando e só agora fiz esta leitura. Uma pena não ter lido antes. 

Todo Dia é narrado em primeira pessoa por A. A não é homem, não é mulher. A é uma pessoa/alma/ser que todos os dias acorda em um corpo diferente. Isso mesmo! A tem 16 anos e todos os dias da sua vida são assim. Não sabe como e nem porque, mas todos os dias precisa viver no corpo de uma pessoa diferente. 


"Depois de algum tempo é preciso aceitar o fato de que você existe."

Complicado não é? Mas A criou algumas regras para continuar sua existência. Nunca se envolver, nunca interferir no dia do corpo que ele ocupa. E tudo está dando certo, até que A conhece Rhiannon e se apaixona.

"... não há meio de fazer com que os anos que passei na Terram sejam capazes de resumir o que estou sentindo. O momento em que você se apaixona parece carregar séculos, gerações atrás de si..."

Será que isso pode dar certo? A acaba contando à garota quem ele é. E todos os dias, tentam se encontrar. 

A ama demais Rhiannon, mas não tem certeza do que ela sente já que para ela é muito importante saber se A é menino ou menina. Além do mais, A nem sempre está em um corpo que a garota sente atração. 

"Apaixonar-se por alguém não significa que você saiba como a pessoa se sente. Significa apenas que você sabe como se sente."

Se a pessoa que você ama surgisse todos os dias com uma nova aparência você seria capaz de amá-la? 

Eu imaginava que iria gostar deste livro, mas não sabia que seria tanto assim. 

David criou uma história com um enredo muito original e que traz muitas lições. O autor aborda neste livro a sexualidade e suas várias possibilidades, a depressão, as relações familiares, os preconceitos, relacionamentos abusivos e muito mais. 

É impossível não se apegar a A. Em cada corpo ocupado, juntos, nós aprendemos uma lição. Nunca conheci alguém tão maduro quanto A. Por ter a possibilidade de estar em vários corpos, é bastante livre de preconceitos. Já foi gay, transexual, lésbica, negro, branca, depressivo, drogado, cega,... 


A reflete e nós refletimos juntos. A narrativa é uma delícia e é impossível abandonar a leitura. 

O romance é impossível, mas isso não significa que não torcemos por ele. 

Confesso que Rhiannon me irritou. Mas aqui estão os dois lados. Uma pessoa totalmente desconstruída e outra agarrada aquilo que acredita normal. 

O único momento em que David deu um close errado é quando A está em um corpo obeso. Acho que assim como o autor abordou tão bem outros preconceitos, ele poderia ter feito isso aqui também. Rhiannon reclama é claro, como seria de esperar dela. Mas até A fica muito insatisfeito com aquela situação e pensa o que pode fazer para que o corpo deixe de comer tanto. David você errou feio aqui.

Tive vontade de chorar em muitos momentos do livro, pois é realmente triste ver a situação de A e a dificuldade que Rhiannon tem para aceitar a situação. 

No final do livro, nós começamos a ter algumas respostas, mas elas não surgem totalmente. Há um gancho para uma possível continuação. 

Aliás, David escreveu outro livro com o título "Outro dia", mas ao que andei lendo, não se trata de uma continuação e sim do ponto de vista de Rhiannon. 

Mais alguns quotes para que vocês possam sentir essa obra. 

"Eu sempre fico impressionado com pessoas que sabem que algo está errado mas ainda insistem em ignorar, como se isso, de alguma forma, fizesse com que os problemas desaparecessem."

"... algumas pessoas estão protestando contra a comemoração. Não entendo o porquê. É como protestar contra o fato de algumas pessoas serem ruivas."

"...certamente todos nós temos potencial para cometer crimes. Escolhemos não cometê-los."

"Mas não vejo pecado em um beijo. Só vejo pecado na condenação."

"Só porque você é diferente, não significa que é único."


E então é isso. Não sei o que mais eu poderia dizer para convencê-los a ler este livro. Mas você PRECISAM. Sério! O Mundo PRECISA! 

Alguém aqui já leu? Quem vai ler este ano ainda? Me contem! 

E compartilhem com os amigos! 

Um beijão e até a próxima! 



14 comentários:

  1. Adorei a resenha, me deixou MUITO interessada para ler o livro, o que é muito estranho porque já tinha lido várias resenhas sobre a mesma obra e o interesse nunca foi tão grande assim. Acho que você se destacou, hein? Parabéns hahaha

    Abraço,
    milenaschabat.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mi =D
      E leia sim, acho que você vai curtir :)
      Beijooos

      Excluir
  2. NOSSA AMEI A RESENHA, FIQUEI DOIDA PRA LER, MINHA AMIGA JA TINHA COMENTADO QUE É BOM, QUEM SABE AGORA COLOCO ELE NA MINHA LISTA :)

    ResponderExcluir
  3. Olá, Gih.
    Eu estava curioso para conferir a obra, mas você quem me convenceu de forma definitiva.
    Saber que o livro vai além de um romance, que contém críticas interessantes e bem construídas, sem dúvidas é um diferencial enorme.
    Quero ler!

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de agosto. Serão dois vencedores e um deles levará um vale compras!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Gih.
    Eu amei esse livro. Foi meu primeiro contato com a escrita do autor. Infelizmente meus elogios ficaram só nesse livro até o momento. Eu ficava a todo momento me colocando no lugar da garota e pensando qual seria a minha reação. Meu pastor sempre fala que o nosso corpo é só uma casca, que o eu é o que está dentro e A mostra isso muito bem.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Sou doida para ler esse livro, mas ainda não tive oportunidade. Adorei sua resenha e fiquei mais curiosa ainda para fazer a leitura dessa estória que parece ser bem "diferentona".

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Fiquei muito curiosa para ler este livro.
    A resenha ficou ótima e me motivou a querer ler.

    www.donadegato.com
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro, mas adorei a história. Já quero ler!

    http://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  8. Oi, Gis!
    Nossa, esse livro parece ser uma delicia! Eu amei a resenha. E algumas partes me pegaram pelo coração. Com certeza eu vou ler.
    Beijo

    Canastra Literária | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  9. Olá Gih!
    Adorei a resenha, nem fazia ideia de que este livro tratava de tantos assuntos. Me interessei em conhecer mais sobre o A.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Esse eu já li e também adorei. Com apenas um personagem, vivemos várias vidas, tivemos várias experiências e achei isso incrível. Não lembrava da parte do obeso, minha imagem do livro foi um pouco arruinada agora hahaha. Lembro da parte da drogada, me deu MUITA agonia...


    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir