segunda-feira, 30 de maio de 2016

Trama - Michael Jensen e David Powers King

E aí povo, tudo bem com vocês? 

Hoje estou aqui para mais uma resenha em parceria com a Editora Arqueiro. 


Vamos conhecer esse livro que me conquistou? 



Título: Trama 
Autores: Michael Jensen e David Powers King 
Editora: Arqueiro
Páginas: 304
Sinopse: TODO MUNDO FAZ PARTE DE UMA TRAMA.
O sonho de Nels era ser cavaleiro do reino de Avërand. Filho obediente, ajudava como podia os moradores de sua pequena e tranquila aldeia. Querido por todos e tratado como herói, acreditava que logo seria selecionado como escudeiro da cavalaria.
Mas isso foi antes de ser assassinado por uma figura misteriosa.
Nels virou um fantasma, e agora só uma pessoa consegue vê-lo: a princesa Tyra, herdeira do reino e sua única esperança de entender o motivo do crime. A princípio, a jovem mimada não dá a menor confiança para o rapaz, mas, à medida que o mistério da morte dele vai se desenrolando, os dois percebem que têm em comum um segredo e um inimigo terrível, que pode se disfarçar de qualquer pessoa.
Nels e Tyra não têm escolha. Precisam fugir do castelo, desbravar um mundo oculto repleto de magia e espectros sombrios e encontrar uma agulha, a relíquia capaz de remendar o que foi descosturado na Grande Tapeçaria. E o tempo corre contra eles, pois o fio de Nels está prestes a desaparecer para sempre.

Minha Opinião: Assim que vi esse livro entre os lançamentos da Arqueiro, fiquei com vontade de ler. Afinal, essa capa é muito linda e instigante não é? E  quando você a toca, ela é ainda mais linda. O título está em relevo, a capa é toda envernizada,é linda. Só tocando para saber. A diagramação é simples, mas delicada e confortável. E quando você vai lendo, vai percebendo que tanto a capa, quanto a diagramação, combinam muito bem com a história... 

Nels é um camponês que sonha em se tornar um cavalheiro. Mas sua mãe não permite isso. Ela alega que esta vida é muito perigosa. Algo que Nels não concorda. Afinal, ele é um ótimo lutador e é considerado um herói em seu vilarejo. 

Um belo dia, um velho senhor aparece e convida o jovem para um passeio até o festival que acontece ali perto. Ali serão escolhidos os novos cavalheiros. E neste festival, a princesa de Averand será apresentada. Sua mãe não permite que ele vá, mas ele não obedece. Ao chegar lá, ele fica encantado com tudo e principalmente com a princesa.

Então ele entra em uma luta. O ganhador, beijará a princesa. Pelo menos foi o que Tyra prometeu. Nels ganha a luta, mas ela se nega a beijá-lo. Sem ter o que fazer, o camponês volta para casa. Mas no caminho é assassinado por um homem misterioso... 

Nels agora é um fantasma. Ninguém consegue vê-lo. Ele já tentou falar com a mãe, com os amigos, com todos. Mas ninguém percebe sua presença... Até que ele encontra a princesa. E ela o vê! 

O que será que une os dois e permite que a moça veja o rapaz? Será que a missão inacabada de Nels era só dar um beijo em Tyra? Isso não seria possível, seria? 

Sendo possível ou não, Tyra já decidiu que não beijará Nels.  

Mas quando ela descobre que há um mistério maior e que todo o povo corre perigo, ela terá que ajudar Nels a encontrar um objeto mágico. O objeto salvará Nels e permitirá que a "Grande Tapeçaria" seja salva. Tudo isso sem beijo. Ou não! 


Comecei a ler o livro sem saber o que encontraria. Mas definitivamente não esperava encontrar uma história tão bacana. Não esperava que esse livro entrasse para a minha lista de favoritos. Mas entrou. 

Trama é um livro de fantasia juvenil. Nele, nós encontramos características comuns dos livros do gênero, mas também encontramos algumas inovações bem bacanas. Neste livro, os grandes feiticeiros, são os Urdidores. Pessoas com o dom da costura. Isso soa esquisito? Soa. Mas na história não é. Todos nós somos uma trama. Uma costura. Temos um fio. A realidade é uma tapeçaria. E os urdidores possuem o poder de costurar, remendar e modificar os fios que completam o mundo. 

Agulhas? São como varinhas mágicas. Dedal? É como um amuleto protetor. E por aí vai. Adorei a forma como os autores criaram a magia dentro deste mundo. 

Outro ponto positivo é o balanço entre homens e mulheres dentro da história. Ainda que o livro tenha sido escrito por dois homens, as mulheres estão bem presentes e representadas dentro do livro. E isso não é tão comum de encontrarmos por aí, então fico feliz em afirmar que Trama ganha pontos nesta questão. 

Outro ponto bem positivo é que o livro faz boas críticas sociais. Elas são o foco da história? Não. Mas elas estão ali. Os autores abordam o preconceito, o machismo, a pedofilia. Claro, tudo de uma forma muito leve, mas se você prestar bastante atenção, vai ver a crítica lá. 

A escrita também é maravilhosa. Em pouquíssimo tempo conseguimos devorar as páginas. A leitura flui numa facilidade enorme. A linguagem simples, a boa diagramação e os capítulos curtos, favorecem a leitura. 

O final de Trama é bem fechadinho, mas abre possibilidades para uma continuação. Eu, particularmente, ficaria feliz se isso acontecesse. Acho que os autores poderiam abordar pontos que ficaram abertos neste livro. Pontos de grande importância? Talvez. Mas ainda que não haja continuação, o livro continuará com 5 estrelas no skoob e favoritado. Não acho que um livro precise responder claramente todas as dúvidas para ser bom. A vida também é assim. As dúvidas estão por toda a parte... e nem por isso, a vida deixa de ser deliciosa. 

Mas vixe, essa resenha já está enorme. Então vou me despedindo galerinha. Espero que vocês tenham curtido a resenha e que tenham a oportunidade de ler esse livro em breve. Tenho certeza de que ele vai agradar a todos aqueles que acreditam em magia... seja ela qual for. 

Um beijão meu povo e até  a próxima! 

E se você curtiu a resenha, compartilhe com os amigos! 

9 comentários:

  1. Olá Gih!
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas achei a premissa diferente e bem legal. E acabei lembrando de Valente, onde algo também tem que ser costurado.
    Adorei essa ideia da magia ser relacionado a costura. Entrou para a lista de desejados.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Gih!!
    Essa capa é realmente muito bonita, mas lembro que a sinopse não tinha despertado meu interesse. No entanto, lendo sua resenha fiquei me perguntando por que não o solicitei.. :( Ele parece ser muito bom. O único fato que me deixa receosa é o final que abre para continuação, mas se você disse que isso não é um problema, acredito! rs
    Beijosss,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bááááá, você precisa ler este livro. Acho que você vai amar :)
      Beijooos

      Excluir
  3. Olá, Gih.
    Já conhecia o livro pela capa e nome; até tinha lido a sinopse, mas ainda não tinha me atentado para a riqeuza de detalhes que aparece no livro.
    A premissa me agradou e quero ver como será o desenvolvimento da fantasia. Ademais, as críticas realizadas, mesmo que sutis, me agradam.
    Sem dúvidas, ótima dica.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de maio. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Gih.
    Me arrependi agora. Eu não solicitei esse livro porque não vi muita informação sobre ele. Mas agora fiquei querendo. Adorei esse negocio dele ser fantasma e da magia dentro da história. E essa capa parece incrível mesmo.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Que interessante, olhando a capa e a sinopse, poderia pensar que não tem nada a ver, mas depois de ler sua resenha, percebi que é bem pelo contrário. Agora, quero ir correndo para uma livraria tocar nessa capa, porque você me deixou curiosa com os elogios kkkk :P

    www.vivendosentimnentos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Parei aqui para pensar no que você disse sobro nós sermos uma costura e a realidade ser a tapeçaria... faz todo o sentido e é bem poético, dona Gislaine! Hahahaha
    Eu gostei a proposta, mas não me fale que ele volta a viver depois que rola o beijo (pq provavelmente rola, né). Se ele tá morto ele tem que continuar morto, sou dessas, sou má! Hahahaha
    Maaaaas, como estamos falando de uma fantasia...
    Eu curti e leria sim, mesmo que ele volte a viver! Hahahaha

    Ahhh, Gih, sobre a sua postagem lá no blog sobre a sua "repulsa" por grávidas. Menina, que coisa! Olha, Eu não sou espírita, mas acredito em reencarnações. Como diz o ditado, há mais coisas entre o céu e a Terra do que supõe a nossa vã filosofia. Então eu tenho que endossar o coro da família do seu marido, também acho que pode ser um trauma, quem sabe? Obrigada por dividir isso comigo! <3

    Agora já está tarde, são quase 2:40 da manhã. Depois eu volto para comentar as outras postagens que eu perdi, que não são poucas! :) :D
    Beijo, Gih

    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahhaha, eu não sou nada poética Tami :3 Os autores é que escrevem isso no livro hahahhaha. Pelo menos foi o que eu entendi kkkkk
      Ahhhhh, leia :3 Algumas coisas são meio bizonhas hahhahah, mas fazem sentido, sério, juro =D
      Pois é, acho que eu já estou convencida disso :3
      Volte sim =D Volte sempre =D Venha para mim e para o PE ... a animação da pessoa heheh
      Beijooos

      Excluir
  7. Estou doida pra ler esse livro, curto muito fantasia, parece ser bem emocionante e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais curiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir