quarta-feira, 21 de junho de 2017

Cuidado! É muito fácil entrar em um relacionamento abusivo.

Ninguém te avisa como é fácil acabar dentro de um relacionamento abusivo. As pessoas fazem textos falando dos horrores vividos dentro de um e sobre como é difícil sair dele. Mas ninguém te alerta sobre como é fácil entrar. 
As pessoas contam tantas coisas sobre como é viver um relacionamento conturbado que você não consegue entender como é que elas foram parar lá. 
Mas com você não. Você tem certeza de que isso nunca aconteceria com você. Você é uma garota forte, decidida, independente. Não é como os outros: fraca. Mas nunca que você vai deixar alguém palpitar sobre suas roupas ou decidir sobre o seu jeito de falar. Mas nem em um milhão de anos que você vai deixar alguém te dar um empurrão. 
É... Só que ninguém te conta como é fácil cair na armadilha de um abusador. 
Você conhece um cara. E ele é engraçado, inteligente, bom de cama, te dá alguns orgasmos e faz você se sentir a pessoa mais especial do mundo. Inevitavelmente você se apaixona. Mas é você quem está no comando da situação, não é? Ele é que está perdidamente apaixonado, não você. 
E então acontece o 1º deslize. É uma coisinha pequena, mas você briga que é para mostrar que você não aceita essas situações. Então ele pede desculpas. Você aceita, o cara está arrependido. É você que está no comando, afinal ele pediu desculpas, não foi? Sinto em dizer, mas você entrou numa furada. E o ciclo do relacionamento abusivo começou. Eu falei que era fácil cair nessa armadilha. 
Tempos depois, ele erra de novo. Dessa vez, um erro maior do que o primeiro. Ele pede desculpas. Você aceita. Você gosta tanto dele e ele deve sentir o mesmo que você. Não vale a pena colocar no lixo uma história linda por causa de um errinho bobo. 
Não muito depois, um novo erro. Pior. Ele pede desculpas. Você aceita. Afinal você também erra. Errar é humano. 
Os erros continuam e ficam cada vez piores. Ele sempre pede desculpas. Você sempre aceita. A culpa também é sua. 
Até que ele erra e você pede desculpas. A culpa foi toda sua. Você exagerou, você que pediu, provocou, entendeu errado, não fez o que era para fazer. Foi você. 
Como é que uma garota inteligente, bonita, independente foi cair nessa furada? Como é que ninguém te conta que era tão fácil assim? 
Isso foi acontecer justo com você. Você que sempre achou que quem caia nessa eram as pessoas inseguras, carentes. Você tinha certeza de que isso nunca aconteceria com você. Você era uma garota com amor próprio, confiante. É! Nenhum texto que você leu te alertou que era tão fácil entrar em um relacionamento abusivo que isso poderia acontecer com qualquer um, inclusive com você. 
O pior é que lembrando agora, os sinais estavam todos ali. O tempo todo. Mas você ignorou. Não porque você fosse burra, carente, com baixa auto estima. Mas porque eram detalhes tão pequenos. Além disso, não dá pra confiar sempre na intuição, não é mesmo? Tipo, houve aquela vez em que você ficou com medo de viajar de avião, pois tinha o pressentimento de que algo ruim aconteceria, mas você foi mesmo assim e a viagem foi uma maravilha. Depois disso, você começou a chamar sua intuição de paranoia. 
Você estranhou quando ele perguntou tantas vezes o que você estava fazendo. Mas você disse a si mesma que estava sendo paranoica e que ele só queria saber se não estava te atrapalhando. 
Você se incomodou quando ele perguntou quem era o carinha para quem você deu oi na rua. Nossa, você é mesmo paranoica. Ele estava apenas curioso. 
E foi assim. Fácil desse jeito que você caiu nessa furada. Você ignorou todos os sinais porque você nunca acreditou que isso poderia cair com você. 
Logo com você. Uma mulher dona de si, empoderada. 
Você até percebe que tem alguma coisa esquisita, mas deve ser tudo neura. Ele não é como os outros caras. Ele nunca te bateu. E nunca fez nada do que você leu naqueles textos sobre relacionamentos abusivos. É isso! Você está surtando. Dando uma de "feminazi". Exagerando. 
Talvez se as pessoas te contassem como é fácil chegar nessa situação, você tomaria mais cuidado. Acreditaria mais na sua intuição e fugiria no primeiro sinal. 
Mas ninguém te contou e você caiu. Não porque é burra, tola ou dependente. Você não é nada disso. E sabe como eu sei disso? Porque eu não sou nada disso. E já estive nessa fria. Saí, é verdade. Mas cai direitinho na armadilha. 
No 1º momento, eu pensei "ainda bem que eu fugi no 1º deslize", mas parando para pensar, não foi bem assim que aconteceu. Na verdade eu deixei passar despercebidos os primeiros sinais. E passei para outras fases do relacionamento abusivo sem perceber. 
"Você está exagerando." "A culpa foi sua também." "Você é louca"
E mesmo que metade de mim saiba que isso não é verdade, a outra metade cisma em dizer que a culpa foi minha. E isso não significa que eu seja fraca. Só significa que às vezes, a gente gosta tanto de uma pessoa que prefere acreditar que ela sente o mesmo pela gente. E que às vezes, os bons momentos parecem tão bons, que a gente não quer perder. Mas em algumas situações, é preciso perder para poder ganhar. 
Ninguém me contou que era tão fácil entrar em um relacionamento abusivo. Mas eu estou te contando. E eu espero que você sempre lembre disso quando achar que está sendo paranoica. 
Acredite em mim, você NÃO ESTÁ! 

4 comentários:

  1. Ooi Giih!! Tudo bem??
    Ah, como eu amo ler esses seus textos... Fico com vontade de te abraçar, sabe? Ainda mais lendo você falar que já esteve nessa situação - mas que, ainda bem, saiu! Eu fiquei pensando enquanto ia passando os parágrafos para ver identificava isso na minha vida, porque você está absolutamente certa ao dizer o quanto é fácil cair nessa armadilha.. mas sabe que não consegui pensar muito nisso? sei lá, posso ser boba talvez.. mas acho que eu fui enganada em outros sentidos, o que acaba me assustando, porque será que saberia identificar mesmo esse tipo de comportamento? estou refletindo muito aqui agora...
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que texto!!!!! Nem tem muito o que dizer, estou aqui impactada! É tão fácil cai nesse tipo de armadilha, se perder dentro de um relacionamento abusivo devia ser mais difícil, mas é fácil assim... uma teia que te pega sem que você sinta e quando você ver... é melhor juntar as coisas e correr para o mais longe possível dessa pessoa.

    Uma Pandora e sua Caixa

    ResponderExcluir
  3. Gih, falar que seu texto está maravilhoso é bater na mesma tecla! Ahh como eu conheço pessoas que se encontram em um relacionamento abusivo... como eu conheço pessoas que acham que excesso de ciúme é demonstração de amor... é tão frustrante! Para você ter uma ideia, eu tenho uma prima que não sai sem o namorado pra lugar NENHUM porque ele "pode achar ruim"! E ai de quem falar que isso não é normal...

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  4. Texto maravilhoso, parabéns Gi!
    Estou louca para ler Os Sonhos de Rita, preciso muito adquirir, eu tenho marcadores do livros e eles são meus amorzinhos. Vou comprar esse mês ainda o livro, e vou baixar o Whattpad só pra acompanhar Justa Causa <3
    Beijos

    http://birdsalsocry.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir