sábado, 31 de dezembro de 2016

Tag: Balanço Literário 2016

E aí, meu povo amado. Tudo bem com vocês? 

Finalmente 2016 está indo embora. Todos comemoram agora hahhahah 


E para encerrar o ano aqui no PE resolvi responder uma tag falando sobre as leituras que fiz nesses 12 meses. 


E aí, vamos lá? 






Primeiro livro que li em 2016
A primeira resenha que saiu no blog não foi desse livro. Mas foi de um livro que eu havia lido em 2015. O primeiro livro que li mesmo em 2016 foi Eterna. A história é linda, mexeu muito comigo e inclusive entrou para o top 10 de 2016. RESENHA.

Melhor livro
Existem livros e livros. Enfeitiçadas com certeza é O livro. Ficou em 1º lugar no top 10 desse ano. O enredo é basicamente simples, envolvendo magia, família, romance... Mas o ponto alto mesmo do livro é todas as críticas sociais que ele nos apresenta. E sério gente, chega a ser assustador perceber que não estamos muito longe da realidade apresentada no livro. RESENHA

Pior livro
Pode parecer injustiça colocar esse livro aqui. Mas ô gente, o que é que vocês viram nessa história? História chata, mal escrita, preconceituosa, incentiva a falta de cuidado e um sem fim de coisas. Foi o único livro em toda a história do PE que mereceu uma postagem com 10 motivos para não ler a obra. Pois é. Ruim é pouco. RESENHA

Melhor personagem
Não é que Viv seja uma pessoa super legal. Nada disso. Mas acho que é justamente isso que a torna tão interessante. Ela surpreende, porque não é o que estávamos esperando. Viv morreu neste mundo. Mas está viva em outro. E quando seu namorado desta vida, a conhece na outra... bem... só lendo para saber. 
Cada pessoa tem um entendimento ao realizar uma leitura, mas na minha opinião, Emily foi muito feliz ao criar Viv. Ela não é o que se espera de um personagem do tipo, não é o que ninguém esperava e tem atitudes tão definidas na outra vida que conseguem explicar muito bem o motivo dela ser assim nesta vida. Sério, galera, LEIAM! RESENHA

Pior personagem
Petruchio é machista, preconceituoso, arrogante. Acho impossível amar uma pessoa assim. O Petruchio original é bem diferente do que os românticos de plantão (prazer, eu) esperavam após ter assistido O Cravo e a Rosa. Não que a história seja ruim e não que o livro seja machista. Estou falando do personagem e não do livro. RESENHA.

Crush literário
Romeu! Ah, Romeu! Sei que ele não é a melhor escolha e que eu certamente fugiria dele e falaria para minhas amigas fugirem também. Porque Romeu é problema. Mas... Eu já tinha ficado levemente encantada com ele no primeiro volume da duologia. Mas ao ler esse segundo volume, me apaixonei demais. Certeza de que ele é o tipo de cara por quem eu me apaixonaria no primeiro sorriso. E acho... na minha humilde opinião, que ele não é exatamente o monstro desenhado no primeiro livro. Ele está mais para um menino perdido e enganado. Esse livro não é tão bom quanto o primeiro, mas não estou falando da história e sim do personagem. RESENHA. 


Melhor quote
Pensei em vários quotes para essa postagem. Todos muito bonitos. Mas eu queria algo que tivesse me marcado e que representasse muito bem 2016. E com certeza nada melhor do que o quote abaixo para simbolizar o que foi esse ano. 

"- Não entendo o que temos a ver com a tristeza da pata. Não somos pata." 

Quantas vezes nós não dissemos isso? Ou ouvimos isso? Ou quantos protestos foram feitos por causa desse pensamento? Quantas pessoas não morreram por causa disso? 

A gente precisa sim pensar na dor do outro e ajudar o outro. Mesmo que não seja da família, amigo ou mesmo conhecido. Que em 2017 sejamos menos egoístas e ajudemos as patas, os cachorros, as pessoas, o mundo. 

O livro é lindo e trás muitas mensagens incríveis. Mas esta me marcou demais. RESENHA

Melhor capa
É eu que mando nessa parada aqui e vai ter #AVadia sim hahahhaha. Não lembro de nenhuma capa que tenha realmente me marcado esse ano. Isso se eu não contar a minha hhahahah. Então resolvi trazer para cá essa capa linda que foi feita pelo Gabriel Casanova. Foi amor a primeira vista por ela. COMPRE AQUI

Personagem pombo (aquele que nem fede, nem cheira)
É um pouco frustrante perceber que nos romances românticos, ainda que a "protagonista" seja uma mulher, o maior papel de destaque fica mesmo para os homens. Então é com alegria que eu digo que em Enfeitiçadas isso não acontece. Tudo bem que a história não é exatamente de amor, mas existe um romance ali. E a Cate não fica apagada por causa de seu par. Muito pelo contrário. Ela é que a protagonista. Ela é que manda no bagulho todo. Não que Finn seja um personagem ruim. Ele até é fofinho e tal, mas fica completamente apagado quando a gente lembra do brilho da Cate. RESENHA.

Melhor continuação de série
Eu não li muitas séries esse ano. Mas Luminoso foi um livro que me agradou bastante. Eu já tinha lido o primeiro volume e curtido bastante. E quando li o segundo gostei muito, tanto que continuei a série. Essa série é super bacaninha e bem jovem, pena que ela não é tão conhecida. RESENHA.


Descoberta do ano (autor ou livro)
Pois é! Mesmo amando livros policiais, nunca tinha lido nada da nossa Rainha do Crime. Mas eis que esse ano mudei isso e gostei de tudo o que li dela. Com certeza vou ler mais obras no ano de 2017. Quem ainda não conhece o trabalho dessa mulher, precisa conhecer. 

Decepção do ano
Se falou muito bem da Dani Atkins esse ano. Mas juro que não entendo o motivo. A mulher não tem criatividade, suas histórias são parecidas, clichês, mal escritas. Ok, talvez eu esteja sendo um pouco cruel. Mas eu estou com fome, então relevem. Eu li Uma Curva no Tempo e não curti. Depois li A História de Nós Dois e também não curti. Ou seja, uma grande decepção. Porque um livro ruim a gente até perdoa. Mas copiar o próprio livro ruim, ah, gente, isso é demais. RESENHA e RESENHA

Melhor adaptação literária
Provavelmente quem leu a HQ que originou esse filme vai descordar de mim. Mas eu não li, então... É que não vi muitas adaptações esse ano. E o único filme bom mesmo que li e que foi inspirado em uma obra literária foi esse. Então aqui está. Mas em 2017 pretendo ler a história original. 


Melhor final de livro
Dificilmente um final de livro me agrada totalmente. Mas em O Alquimista isso aconteceu. Gosto desses finais que acabam com uma grande mensagem e é o caso desse livro. Sei que muita gente detesta o Paulo, mas eu o adoro. Podem me julgar. RESENHA


Melhor aquisição





Esse ano foi um ano de muitas compras. Mas acho que a melhor (R$) aquisição que fiz, foi ter comprado esses livros em um sebo. Paguei 2,00 em cada um. 


Livro(s) que eu pretendia ler, mas não li. (Aquele/s que você tinha certeza que leria, mas não rolou por algum motivo)




Apesar de ter lido mais de 160 livros esse ano, não li todos os livros que havia colocado como meta. Eles ficarão para 2017. Na verdade A Bússola de ouro eu já li, mas não li os outros. E O Senhor dos Anéis eu comecei a ler o primeiro volume, mas estou bem longe do final. 


Último livro que li em 2016
E o 162º e último livro lido em 2016 foi A Bússola de Ouro. Ainda não tem resenha, pois farei resenha da trilogia toda. Mas já adianto para vocês que é um livro bem bacana. 

Melhor editora (em relação a lançamentos do ano)
Não sou uma pessoa de comprar lançamentos. Nem mesmo de ficar interessada em lançamentos. Sempre dou preferência para ler resenhas primeiro. Sou dessas. Mas convenhamos que é bastante difícil não querer um livro lançado pela Dark. Dificilmente um livro deles não me atrai. E eu terminei o ano desejando muito aumentar minha coleção da caveirinha hahahha. 




E então por hoje é isso, pessoal. Já leram algum dos livros citados? Concordam? Me contem! 

E se você curtiu a postagem, compartilhe com os amigos. 

Um beijão e até a próxima! 

4 comentários:

  1. De todos, o único que eu li e amei foi justamente o que você odiou, então... hahaha.
    Merecido DarkSide como melhor editora! O trabalho que eles fazem e a divulgação nesse ano foi sensacional. Melhor editora mesmo.
    Feliz ano novo, Gih! Um 2017 incrível pra você!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Gih!
    Eu também amei a trilogia Enfeitiçadas! Realmente o Finn é bem apagado comparado à protagonista, e a realidade apresentada no livro não está distante da nossa e dá medo.
    Eu também adorei o filme Expresso do Amanhã, mas também não li a HQ que deu origem a ele.

    Feliz ano novo :)
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  3. Oi, Gi!
    Gente e eu jurando que já havia comentado? oO
    Eu assisti O Expresso do Amanhã, mas não curti muito. Achei um tanto parado em certos momentos.
    Essa trilogia Enfeitiçadas está na listinha que vou ler esse ano de tanto que você falou bem.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de três anos de Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  4. Olá Gih!
    Adorei a tag e se pudesse até respondia, mas nem li tanta coisa assim para responder. Se li uns 16 livros foi muito. Leio pouco comparado a outros blogueiros. Mas, vou tentar responder. Tá faltando Tag no blog.
    Alias, amei as suas respostas.
    Beijos!

    ResponderExcluir