segunda-feira, 15 de agosto de 2016

O Alquimista - Paulo Coelho

E aí povo, tudo bem com vocês? 

Hoje estou aqui para uma resenha em parceria com a Editora Sextante. 

Vamos lá? 


Título: O Alquimista 
Autor: Paulo Coelho 
Editora: Sextante 
Páginas: 176
Compre na AMAZON
Sinopse: Quando você quer alguma coisa, todo o Universo conspira para que você realize seu desejo.
De tempos em tempos, surge um livro capaz de mudar para sempre a vida de seus leitores. "O Alquimista" é um deles.
Com mais de 65 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, o mais famoso título de Paulo Coelho já se estabeleceu como um clássico moderno, atemporal e universal, que segue fascinando públicos cada vez maiores, de diferentes gerações.
Simples, sábia e inspiradora, esta história refaz os passos de um pastor da Andaluzia que viaja para o deserto egípcio em busca de um tesouro enterrado nas Pirâmides.
O que começa como uma jornada para encontrar bens materiais torna-se uma descoberta das riquezas que escondemos dentro de nós mesmos.
As belas lições que Santiago aprende ao longo do caminho nos falam da sabedoria de ouvir o que diz o coração, de ler os sinais com que deparamos ao longo da vida e, acima de tudo, da importância de seguir os nossos sonhos.




Minha opinião: 
"As coisas simples são as mais extraordinárias, e só os sábios conseguem vê-las." 

Sei que muitas pessoas detestam o Paulo. Mas eu adoro. Adoro desde os meus 11 anos quando meu irmão comprava os livros, lia e repassava para mim. Então obrigada Márcio. Você é o irmão mais velho mais bobão que alguém poderia ter, mas eu te amo. E te amo um pouquinho mais por você ter me apresentado este autor. 

É fato que havia muitos anos que não lia nada do autor. E foi com certo receio que comecei a ler este. Afinal, nós mudamos muito ao longo dos anos. 

A verdade é que eu não precisava ter ficado receosa. 

Ao ler O Alquimista, consegui relembrar o porquê deste autor me encantar tanto. 


Com suas histórias aparentemente simples, mas que levam a tantas reflexões, Paulo Coelho conquistou o mundo. E eu também. 

Através da narrativa desta obra, nós conhecemos Santiago, um jovem pastor em busca do seu sonho, sua lenda pessoal. 

Durante o trajeto, o pastor encontra inúmeras pessoas e situações. Algumas delas, auxiliam em sua jornada, enquanto outras, tentam atrapalhar sua trajetória.

Assim somos nós. Enquanto buscamos nossos sonhos, há sempre algo para nos distrair. Mas quando queremos de verdade alguma coisa e lutamos por ela, todo o universo começa a conspirar a nosso favor. 

Terminei a leitura destas páginas me sentindo mais leve, mais confiante, como se o universo realmente estivesse soprando para mim: Vá e faça! 

Mas apesar de ter amado demais esse livro, sei que ele não é para todos. O Alquimista não é um caça ao tesouros, um livro de mistério ou de muita ação. Ele é um livro para nos fazer refletir, para deixar a leitura um pouquinho de lado para pensar na vida, no que estamos fazendo ou deixando de fazer. Então indico para pessoas que acreditam que um livro pode mudar uma vida, que a pergunta certa, pode fazer surgir respostas que jamais iríamos imaginar. 

E para que vocês possam entender um pouquinho mais o que eu quero dizer, separei alguns quotes que são realmente incríveis. 


"Se a gente não for como elas esperam, ficam chateadas. Porque todas as pessoas tem uma noção exata de como devemos viver nossa vida." 

"Não quero mudar, porque não sei como mudar, já estou muito acostumado  comigo mesmo."

"Tinha trabalhado um ano inteiro para realizar um sonho, e esse sonho, a cada minuto, ia perdendo sua importância. Talvez porque não fosse seu sonho." 

"Quando alguém tomava uma decisão, na verdade estava mergulhando numa correnteza poderosa, que levava a pessoa para um lugar que jamais havia sonhado na hora de decidir." 

"É agora que estou começando o que podia ter começado dez anos atrás. Mas me sinto feliz de não ter esperado vinte anos para isso."

"E como consigo adivinhar o futuro? Pelos sinais do presente. é no presente que está o segredo."

"O mal não é o que entra pela boca do homem - ponderou o alquimista. O mal é o que sai dela." 

"O amor nunca impede um homem de seguir sua lenda pessoal. Quando isso acontece, é porque não era o verdadeiro amor." 

"Quando temos os grandes tesouros diante de nós, nunca percebemos." 

"Só uma coisa torna um sonho impossível: o medo de fracassar."  


E por hoje é isso. Alguém aqui já leu esse livro? Curtiu? Me contem! 

E se você curtiu, compartilhe com os amigos. 

Um beijão e até a próxima! 

9 comentários:

  1. Oi Gih, tudo bem?
    Essa fama meio ~mística~ e ~reflexiva~ do Paulo é o que me faz não querer conhecer sua escrita.
    Talvez um dia eu deixe esse preconceito de lado e dê uma chance a ele hahaha!
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  2. Olá, Gih.
    Confesso que o Paulo nunca conseguiu me ganhar. Seus textos não me envolvem e sempre achei as reflexões dele com cara de autoajuda, gênero que não curto. Porém, é bom saber que você gostou da leitura e tirou lições valiosas. Se o livro contribui para o crescimento de alguém, já merece destaque.
    Boa resenha.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de agosto. Serão dois vencedores e um deles levará um vale compras!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Essa edição é muito bonita... Gostei da sua resenha, mas não tenho muita vontade de ler esse livro.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Já vi esse livro diversas vezes em lojas e sou doida para ler! Adorei a resenha :)

    http://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  5. Oi Gih!

    Eu sempre acho que muita gente fala mal do Paulo Coelho e nunca leu nada dele rsrsrs Eu já li muito na adolescência, inclusive o Alquimista! Reli faz pouco tempo e continuo achando um livro lindo!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. eu li, mas ja faz muito tempo, entretanto a mensagem de otimismo, de lutar pelo que se almeja é demais!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Gih!
    Ainda não li nada do Paulo Coelho. Mas a sua resenha deste livro dele me fez ficar com muita vontade de ler.
    Só os quotes selecionados já dão uma boa reflexão.
    Beijos!

    ResponderExcluir