quinta-feira, 26 de maio de 2016

Nós fomos estupradas!

Não dá para começar essa postagem com o meu tradicional "E aí povo, tudo bem com vocês?" . Não dá gente! Não dá! Não dá porque eu não estou bem. Não dá porque eu também não quero que vocês estejam bem. Eu estou chocada, chorando, com raiva, indignada. E eu espero, do fundo do meu coração, que todos vocês estejam assim. Ou pelo menos, que TODAS vocês estejam assim. 

Uma garota/menina/mulher/irmã foi estuprada por 30 homens. 30. TRINTA. 3 x 10. 

Ela foi estuprada e tudo foi gravado. O vídeo foi espalhado por aí. Os tais homens acharam aquilo engraçado. 

E agora, eu pergunto a vocês, o que vocês acham disso? 

Meninas, é por causa disso que nós precisamos lutar. Porque a cultura do estupro existe sim! Porque essa menina podia ter sido eu, podia ser você. Quem sabe essa menina não seja minha leitora? Ou sua? Ou ainda que seja uma completa desconhecida. Não interessa. É uma irmã sim! É uma mulher! Pelo amor dos deuses, é uma PESSOA. 

Então por favor meninas, não reproduzam comentários como "Mas o que ela estava fazendo ali? " , "Na certa estava bêbada" , "Mas era uma vadia, bem que mereceu" ou similares. NENHUMA de nós, não importa a roupa, não importa o estado, a aparência, o comportamento, NENHUMA mulher merece ser estuprada. 

É por essas e por outras que a gente precisa do feminino sim. Que a gente precisa da união. Da sororidade. Homem não vai te defender irmã. Haviam 30 homens ali, NENHUM a ajudou. Nenhum foi HUMANO o suficiente para acabar com aquela barbaridade. 

E agora eu falo com os meus leitores homens. E eu vou pegar pesado. MUITO! Então se é para ficar bravinho, pode sair daqui. Vou pegar pesado mesmo. Falar mesmo o que vocês precisam ouvir. 

Não adianta nada ficar dizendo/pensando "não é todo homem" , "mas esses não são homens" , "Mas não é bem assim" quando vocês não estão fazendo diferente. Se você fica compartilhando imagens de mulheres nuas - imagens quase sempre tiradas ou espalhadas sem o consentimento da mulher - então vocês não são diferentes. NÃO SÃO! Se vocês permanecem em grupos onde outros homens fazem isso e vocês não falam que aquilo tá errado, que isso não pode acontecer, que é um problema e precisa mudar, então vocês não são diferentes. NÃO SÃO! Se vocês dão risadas da piada machista, ou ficam assistindo enquanto o coleguinha assedia a moça, então vocês não são diferentes. NÃO SÃO! Se você fica assediando a mina, que já te disse não, você não é diferente. NÃO É! Se você não ficou indignado com o que aconteceu com a moça, você não é diferente. NÃO É! 

Engraçado, que eu não vi NENHUM homem discutindo sobre isso nas redes sociais. Não vi os homens indignados. O que é estranho, no mínimo. Aliás, tem tanto homem por aí querendo dar pitaco nas nossas roupas, dizendo que é tudo puta, dizendo que o feminismo é isso e mulher de verdade é aquilo. Homens de família. Homens de bem. Cadê esses homens agora? Cadê? Cadê a indignação? Ela não existe? 

Sabe aquele seu amiguinho que você adora? Quem sabe ela não seja um estuprador? Quem sabe ele não deu em cima da colega menor de idade? Quem sabe não abusou da sobrinha? Quem sabe esse carinha que você vê no espelho não seja um estuprador? 

Quem sabe os amiguinhos do wattsapp nunca estupraram ninguém. Mas se a gente colocar uma mina ali, bem bêbada e inconsciente, será que eles não fariam o mesmo? E você? Você iria impedir? Ia impedir porque se você não impede que eles fiquem espalhando fotos íntimas de outras mulheres? 

Queria ainda, que vocês pensassem em três mulheres que vocês amam muito. Vocês certamente devem ter. Mãe, irmã, esposa, filha... Provavelmente uma delas será estuprada. Não estou rogando praga. E nem desejando o mal. Estou dando um dado. 

Triste não é? E talvez sua esposa seja estuprada pelo seu coleguinha. Aquele que fez uma piada machista e você riu. Aquele que divulga fotos com a legenda "que rabão!" . Pois é! 

Quem sabe seu vizinho, parceirão, não tenha abusado da sua filha? Quem sabe não é? Ah, ela te contaria é? E você acreditaria? Afinal, ele é seu brother, grande irmão. 

Quem me acompanha sabe que eu estou sempre fazendo militância. E vou continuar fazendo. Foda-se se eu perder seguidores, porque tem homem que não quer ouvir a verdade. FODA-SE se eu serei excluída de grupos "de bem" porque estou ofendendo homem. FODA-SE se homem fica se sentindo ofendido. Se se sentiu ofendido é porque chapéu serviu. Homem que está na luta, homem que não ofende mulher, homem que está se desconstruindo e desconstruindo o colega não fica ofendido. Fica é querendo lutar mais! Fica é querendo desconstruir mais. 

E eu me despeço por hoje. A luta vai continuar. A Gislaine Oliveira vai continuar pregando feminismo e amor sim. O PE vai continuar gerando discussão. A Gih vai continuar batendo na mesma tecla. A gente vai lutar, todos os dias, não importa quantos fiquem contra nós. 

5 comentários:

  1. Olá Gih!
    Eu fiquei desacreditada ao ver essa notícia. Eu só vi a imagem borrada da menina, não quis abrir, não quis ver. Eu só fiquei sem reação e tentei ter empatia pela menina. Fiquei com vontade abraçá-la e falar: Moça, a culpa não é sua! Eles são uns monstros. Você vai ficar bem!
    Eu soube que a menina já foi ao hospital e recebeu coquetel de remédios. Torçamos para que nada de pior aconteça com ela.
    O pior é que eu vejo que comentários machistas existem na minha própria casa, que eu tenho que ajudar no serviço de casa e meu irmão não faz nada praticamente. São esses machismos e negligências do dia a dia que matam a gente pouco a pouco.
    Vai ter lutar sim! A gente não vai calar a boca! Não é MIMIMI. A gente precisa do FEMINISMO SIM! O que o ocorreu foi desumano e uma barbárie total. E ainda teve FDP culpando a garota.
    Sim, porque todo mundo quer estuprada por 30 caras e acordar sem nem saber o que aconteceu. Claro!
    A gente vai ter que desconstruir o mundo todo, porque é mais que preciso.
    E continua com posts assim. Eu amo! :3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Gih,
    Menina nem sei o que falar desse assunto, meu marido estava comentando comigo sobre isso, parece que esta saindo direto no facebook, ele ficou bem perturbado. Imagina eu quando ouvi essa notícia demorou para cair a ficha. Não importa o que ela estava fazendo ou onde estava, isso não justifica tal crueldade. Fico pensando como vai ser a vida dessa pessoa daqui para diante, pois com certeza é um trauma imensurável. Infelizmente ainda temos pessoas no mundo que acha bonito prejudicar o outro. Que acha bonito se fazer de machão na frente dos amigos. Isso realmente foi algo terrível e deve ser feito algo, porque tal brutalidade não pode passar despercebida. No mais rezar e mandar energias positivas para essa garota conseguir se recuperar.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Gih.
    Sabe o que é o pior disso tudo? É que vai ficar por isso mesmo. Já fazem esse tipo de coisa e se vangloriam do que fazem porque sabe que não vão sofrer nenhuma consequência. Hoje ouvi no meu serviço uma mulher dizendo, "também porque não ficou em casa, se tivesse ficado isso não tinha acontecido". É assim que o povo pensa infelizmente. Aqui na minha cidade aconteceu um caso de um cara que deu uma cotovelada no rosto da ex e ela ficou em coma. Sabe quanto tempo ele ficou preso? dois meses.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Gih, essa notícia ,e desestabilizou também, então eu entendo perfeitamente o que você está sentindo.
    E o que revolta é ver pessoas, até mesmo mulheres, colocando a culpa na vítima. A CULPA NUNCA É DA VÍTIMA! E sim do estuprador.
    Há sim uma cultura do estupro e uma tentativa de justificar isso, mas não tem justificativa alguma, não tem.
    Antes de se ensinar as mulheres a se defenderem é preciso ensinar aos homens a na ou atacarem, a saberem que eles não têm direito nenhum sob o corpo de quem quer que seja e isso inclui não divulgar imagens na internet. Os monstros que fizeram isso, só fizeram porque tinham absoluta certeza que não seriam punidos, mas não vai ficar assim! Vai ter que ter justiça! Mexeu com uma mexeu com todas e dia 1 de junho vamos às ruas clamar por justiça.

    Abraços fraternos.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  5. Gih, sua linda! Faço minhas suas palavras: por isso que amo você e seu blog. ♥
    Adorei que você tocou na ferida. É isso mesmo: aquele super "brother" pode ser um estuprador em potencial. Porque estuprador não é doente; não tem cara, não tem rótulo. Pode ser qualquer um.
    O cara que abusa da menina bêbada na balada, o cara que ri das piadinhas em mesa de bar, o cara que compartilha nudes vazadas. E é por isso que a gente tem que se defender e é por isso que "ominho" tem que ser humilde, baixar a cabeça e refletir.
    Não vamos mais nos rebaixar.
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir