terça-feira, 26 de abril de 2016

Vida Fora da Gangue - Pedro Stiehl

Eu confesso: Ando preguiçosa para resenhar. Pronto, falei. 

É tanto livro, tanta coisa, que resenhar tudo, se torna cansativo e praticamente impossível. Só neste mês já foram 15 livros lidos. Não rola resenhar tudo. E nesta de não resenhar tudo, às vezes bate uma vontade de resenhar quase nada Por isso a criação da coluna : Lidos, mas não resenhados

Mas às vezes e só às vezes, a gente encontra aquele livro que PRECISA resenhar, que PRECISA falar sobre, que NECESSITA mostrar para o mundo todo. O livro de hoje é um desses. 

Bora entender do que eu estou falando? 



Título: Vida fora da gangue
Autor: Pedro Stiehl
Páginas: 130
Sinopse: Quatro amigos e o jornal da escola investigam a misteriosa inutilização de livros da biblioteca. E, também, enfrentam os problemas da adolescência, tantos os próprios quanto os causados pela gangue do Druído, uma turma nada fácial de enfrentar. mas olhar a vida acima dos preconceitos e sem temer o medo é a única chance de se ser feliz.



Minha Opinião: Quem me acompanha sabe que eu realmente acredito que a literatura pode mudar o mundo. Mas como eu já disse uma vez: precisamos trabalhar para que ela mude o mundo para melhor. 

Não raro, encontro livros que passam mensagens, estereótipos e pregam coisas não tão bacanas. A gente encontra de tudo neste mundo literário. Racismo, machismo, homofobia, gordofobia e por aí vai. E aqui, não estou falando de criticar essas situações, pois isto é importante. Estou falando de histórias que realmente pregam essas atitudes as vezes os autores não se tocam, mas as vezes, é bem de propósito. 

Livros para adolescentes e que passam esse tipo de coisas então... nem se fala. Vixe, a gente vê aos montes nas livrarias, vendendo mais que refrigerante no verão. 

E esse tipo de literatura muda o mundo. Para pior. 

É por isso que quando li este livro, eu pensei: O mundo precisa conhecer. Ou meus leitores, que seja. Afinal, aqui a gente encontra um livro que também pode mudar o mundo. Para melhor. 

Vida Fora da Gangue é narrado em primeira pessoa pelo João Pedro, um adolescente do ensino médio. João tem sua turminha. A Lygia, a menina por quem ele é apaixonado. Bruno, o jovem que não parece um bom exemplo, já que tem 20 anos, não tem interesse em passar na escola e por aí vai. E Carlinha, uma menina muito bonita, que às vezes sai com Bruno, sem compromisso, mas que é namorada do Druído, o chefinho de uma gangue. 

A gangue do Druído passa seus dias na frente da escola. O objetivo deles, é meter medo dos alunos. Aliás, eles estão matriculados na escola, mas não frequentam. A gangue está envolvida com drogas, violência, prostituição. E claro, são inimigos da turma do João. 

Mas a turma do João, apesar de tudo, é uma turma que gosta da escola. Eles tem aquela vontade de mudar o mundo, o que é super comum nesta fase e que infelizmente muitos perdem a medida que o tempo passa. E como a gente pode mudar o mundo? Com uma ação de cada vez. E é isso que a garotada faz. Eles começam a escrever um jornal na escola, o "Folhe teen" . O jornal faz sucesso logo de cara, com um poeta que ninguém sabe quem é, com várias matérias e tudo o mais... 

O problema é que jornalista tem que ser meio detetive. E assim, a turma descobre que alguém está destruindo os livros da biblioteca da escola. E que a gangue do Druído está mais na lama do que poderiam imaginar? 

E agora, o que é que eles podem fazer? Mudar o mundo é simples na teoria. Na prática, a gente precisa lutar muito mais. 

O livro do Sthil espanta, com certeza. Ele espanta pela linguagem. Pelo jeito informal de João contar a história, pelas coisas que o garoto pensa. Espanta pelos temas abordados, pela nudez com que as coisas são expostas. Espanta por não apresentar uma solução clara. Espanta por não punir os atos. Espanta e até incomoda. 

Mas se a gente não se sente incomodado, a gente não muda. Os livros devem causar esta estranheza mesmo, esse desconforto, essa vontade de fechar o livro e agir. E isso o livro faz muito bem. 

O livro foi feito para jovens. Para que jovens possam ler, se identificar, perceberem que não estão sozinhos e que nem todos os adultos existem para julgá-los. Então o livro apesar de abordar tantos temas delicados, ele acaba sendo gostoso de se ler. Em muitos momentos a gente acaba dando risada. E mesmo para os mais velhos, a sensação de se sentir jovem, de estar novamente na escola, acaba sendo uma experiência muito proveitosa. 

O João foi uma ótima escolha de narrador, ainda que ele não seja o melhor personagem. Ele enxerga as coisas com certo preconceito muitas vezes, assim como nós e precisa aprender, perceber e conviver com os problemas para entender. 




A obra é de 2000 e se passa aqui na cidade. Ainda assim, ela permanece atual e poderia ser ambientada em qualquer lugar. Coisas assim, acontecem sempre, em todo o lugar. 

Sei que a postagem ficou enorme. Mas eu precisava falar desse livro com vocês. Eu queria que vocês conhecessem esta história. E eu espero, do fundo do meu coração, que todos vocês tenham a oportunidade de mergulhar nesta aventura. Que ela possa ajudar os adolescentes e que possa clarear a mente dos adultos também. 

O autor é aqui da cidade, e vocês não imaginam a satisfação que é conhecer o autor deste livro pessoalmente. Vocês sabem quando a gente vai a um teatro e aplaude em pé? Fiquei com vontade de fazer o mesmo ao terminar estas páginas. Parabéns Stiehl!

Peguei este livro para ler na biblioteca da cidade, mas na feira do livro, vou tentar adquirir um exemplar com a outra capa, que aliás, combina bem mais com a história. Vocês querem um?




E é isso povo. Eu preciso dizer que indico? Não né? :) 

Vocês já conheciam o livro? Ficaram com vontade de ler? Me contem!!! E se você gostou da postagem, compartilhe com os amigos. 

Um beijão e até a próxima!

15 comentários:

  1. Oi Gih, sua linda tudo bem?
    Concordo tanto com você, que às vezes precisamos ser sacudidos, ficar desconfortáveis, sermos questionados, nossa, essa história parece ser bem forte, retratar assuntos sérios que envolvem os jovens e até os adultos. E se ele consegue pelo menos plantar a semente da mudança, a ponto de você querer aplaudir o autor, deve ser incrível!!! Não vejo a hora de ler. Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gi!
    Confesso que fiquei bugada quando você disse que mudava pra pior.. Aí fui lendo a resenha e você elogiando e entendi por que...
    Eu também leio muito, mas não resenho todos. Não tem tempo no mundo que dê pra isso..
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Olá Gih,

    Não conhecia esse livro, mas já gostei de cara, achei a história muito legal e quero ler com certeza, ótima resenha e dica anotada.

    Beijos.

    deslumbreacessorios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Gi, tudo bem???
    Menina que resenha maravilhosa... eu não conhecia o livro e claro que ele foge completamente de minha zona de conforto, mas adoraria curtir a leitura que parece ser bem rápida... e de fácil entendimento, mesmo com todos os temas abordados... fiquei curiosa para conhecer os pensamentos de João, já que é quase raro termos livros narrados pelos meninos... somente por eles, sem aquela divisão... queria saber o que se passa na cabeça dele por ser adolescente e ter todas as dúvidas e a visão de que o mundo pode mudar... adorei conhecer um pouco da história através de suas palavras... xero!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Gih. Tudo bem?
    Gostei bastante da resenha e do enredo da obra. Jamais saberia da existência do livro se não fosse por aqui. Acredito que essa seria uma excelente leitura, principalmente para os meus alunos. Penso como você: a literatura tem um papel social muito forte.
    Ótima postagem, Gih.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de abril. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  6. Caramba já fiquei chocada quando disse que foram 15 livros esse mês kkk acredite eu amo ler mas sempre que eu acabo um livro eu fico um tempo em período de abstinência daquela historia e acabo não me adaptando a outro tão cedo kkk! A sua resenha ficou maravilhosa e adorei que você ressaltou não apenas os pontos bons do livro mas os ruins também, o seu blog é incrível e você vai me ver mais vezes por aqui, estou seguindo você, se puder retribuir o carinho ficaria imensamente feliz♥
    lravilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lorena, tudo bem? Fico imensamente feliz que tenha curtido a resenha ;)
      Espero que tenha a oportunidade de ler a obra :)
      Claro, vou conferir seu blog =D
      Beijooos

      Excluir
  7. Oi Gih!!
    Comecei lendo a resenha achando que não iria me interessar pela história, mas você conseguiu me deixar curiosa. Não costuma ler nada com esse pano de fundo, mas esse livro chamou minha atenção pelo fato das críticas presentes. Acredito que ele é uma boa dica de leitura para alunos do ensino médio, né?
    Eu quero simmm!!! :D
    Beijosss,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é sim Bá :) E fico muito feliz que você tenha ficado interessada :)
      Beijooos

      Excluir
  8. Olá, tudo bem?
    Primeiro eu queria te dizer que te invejo por conseguir ler 15 livros em um mês. Eu amo ler, mas também amo assistir ao netflix e quando a gente está cheia de preguiça nem preciso de dizer qual dos dois tenho feito mais. Não me orgulho disso.
    Agora sobre a obra, anotei como um dos desejados! Amei a premissa e sou super fã de livros pra adolescentes (acho que algo em mim não cresceu) e não sei o motivo, mas me lembrou dos livros dos Karas (Pedro Bandeira) que eu amava quando mais nova e resolvi reler esse ano e estou voltando a amar.

    Beijos~
    ✮ C'est la Lola ✮

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lola. Mas é bem isso mesmo, ele tem um pouquinho dos Karas <3
      Beijooos

      Excluir
  9. Olá, Gih.
    Seu mês está melhor que o meu, só li 14 até agora hehe. Quando bati o olho na foto pensei, esse livro é de biblioteca hehe. Ainda não conhecia ele, mas você me deixou com vontade de ler. Vou repassar a dica.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Olá Gih!
    Sua cidade é cheia de autores maravilhosos!
    Adorei a premissa do livro e gosto de ler infanto juvenis para poder voltar só voltar um pouco no tempo.
    E essa capa de baixo é linda!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Gih, que resenha! Também ando tendo maior preguiça de escrevê-las, mas tem aqueles livros que simplesmente precisamos mostrar ao mundo. Entendo muito sua opinião, livros não devem ser mais do mesmo, eles tem quase a responsabilidade de nos arrancar de nossa zona de conforto, de desestabilizar, de mostrar o outro lado do que temos em vista. Achei interessante a proposta desse livro, ainda mais por apostar nos jovens. Fiquei super curiosa!
    Te indiquei pra um prêmio lá no blog, vem dar uma olhada :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/2016/04/premio-dardos.html

    ResponderExcluir
  12. Gih!
    Ando também com dificuldades para resenhar, mais pelo fato de andar um tanto adoentada, espero mudar logo essa situação.
    Livros que mexem com a gente e ns fazem repensar atitudes são importantes.
    Obrigada por mostrar esse e sua opinião sobre ele.
    “Muitas palavras não indicam necessariamente muita sabedoria.” (Tales de Mileto)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir