quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Registro de um original na Biblioteca Nacional

Oiii povo, tudo bem com vocês??? 

Quanto tempo faz que eu não apareço aqui com dicas para novos autores??? Pois é. Mas aqui estou. 

Recebo vários e-mails e mensagens de pessoas com dúvidas sobre o registro de direitos autorais. E no último final de semana, uma amiga que está se aventurando na estrada da escrita - vai fundo garota - me pediu ajuda. Dei todas as informações necessárias. E então ela me disse: "Você deveria fazer uma publicação lá no PE" e eu disse, claro, preciso fazer mesmo. 

Mas então fiquei pensando: "Será possível que eu não pensei nos meus leitores antes?" e eu tinha pensado galera. Fui procurar e já havia postado aqui sobre isso com todo o passo a passo. Só que tinha esquecido disso :( 

Fui olhar a postagem e era mesmo muito útil. Mas alguns links da BN já mudaram. Então para a construção deste post, peguei todas as informações anteriores e só atualizei o necessário. Espero de coração que essa postagem ajude vocês. 

Registrar um livro pode parecer um bicho de sete cabeças na primeira vez. Mas é bem tranquilo galerinha. Então me acompanhem, afinal este registro é mega importante.  

Perguntas e respostas
  1. O que é esse registro de direitos autorais? É um registro que garante os direitos autorais do autor sobre a obra.
  2. Quando devo fazer? Após terminar de escrever o livro, corrigi-lo e passar para os seus leitores betas (se eles forem de confiança).
  3. Sou obrigado a fazer isso? Não gente, não é ninguém é obrigado a nada. Mas se você não quiser ser plagiado (sim, há pessoas mal intencionadas nesse mundo) , eu posso assegurar que esse registro é muito importante. Além de que a maioria das editoras só aceita livros com o registro na BN.
  4. Ele garante que eu não vou ser plagiado? Infelizmente o plágio pode acontecer sempre. Mas com esse registro, se o plágio ocorrer, você consegue entrar na justiça e pedir indenização conseguir é outra história, mas enfim.
  5. Corro risco da Biblioteca "roubar" meu livro e minha ideia? Não gente. Não há. Mas se você quiser (e eu aconselho a fazer isso, porque vai que os documentos se percam ou qualquer desgraça possível que possa acontecer com pessoas azaradas como eu) , mande o livro por e-mail para você mesmo. Ali consta dia, hora e tudo mais e acaba sendo uma prova de que o livro é seu. E é uma cópia. Por favor, não exclua seu arquivo do computador após enviar para a BN;
  6. Posso registrar uma ideia? Não, não pode. Se você teve uma ideia maravilhosa e está pensando em registrar, pode esquecer. Até porque uma mesma ideia, pode dar mil livros diferentes. Desenvolva sua ideia, escreva, corrija e então registre.
  7. É caro? Não! E acredite, vale a pena. O registro está custando 20,00. Você terá outros gastos com impressões e correio, mas acredito que não vá gastar mais do que 50,00 e vale muito a pena;
  8. Demora? A biblioteca pede 90 dias a partir da data que o livro chegou lá. Então some mais o tempo para os documentos chegarem e para voltarem.
  9. Isso me dá número de ISBN? Não. O ISBN é outra coisa (falo sobre isso em outro post). Esse registro na Biblioteca é feito no escritório de direitos autorais e é como uma certidão de nascimento do seu livro.
E então, como fazer?
  • Depois de escrever o livro, corrigir e tudo mais, imprima todo o livro. Não tem padrão, mas procure utilizar tamanho 12, letra Times ou Arial. Margem comum. E pode imprimir no modo rascunho que é mais econômico (não precisa encadernar e nem grampear);
  • Rubrique todas as páginas (não precisa registrar firma em cartório, é só rubricar mesmo);
  • A capa (sem desenhos, sem nada, é apenas com o título do livro) e com os dados pessoais. Nome completo do autor (não pseudônimo), CPF, RG; 
  • Tire xerox do RG, CPF, Comprovante de residencia. 
  • Imprima a ficha de requerimento para registro (Clique Aqui) e preencha a mão. 
  • Clique Aqui, preencha com seus dados. Imprima a taxa (GRU) e efetue o pagamento;
  • Se você mora no Rio, pode ir pessoalmente levar seu livro e seus documentos lá; 
  • Se você mora longe, pode enviar pelo correio (não precisa ser sedex, pode ser carta registrada ou módico que é mais barato). Peça comprovante de envio (AR). Depois de um pouco mais de 90 dias, o comprovante vem. 
Esse é o endereço

Rio de Janeiro - RJ (SEDE)
Escritório de Direitos Autorais
Rua da Imprensa, 16/12º andar - sala 1205
Castelo - Rio de Janeiro - 20030-120


E então por hoje é só pessoal. Espero ter esclarecido as dúvidas. Qualquer coisa, só deixar a sua pergunta aqui nos comentários ou mesmo me enviar por e-mail: profissaoescritor@gmail.com que eu vou tentar ajudar. Beijooos, fui.

Se esta postagem foi útil para você compartilhe com os seus amigos.

Ps: O modo de registro da BN irá mudar, mas não há prazo estabelecido. A mudança deveria ter ocorrido em outubro de 2014, mas até agora nada. Então enquanto isso, a forma para registrar seus livros é através do passo a passo acima. 

8 comentários:

  1. Oi, Gih!
    Genial esse seu post. Não sabia como rolava esse registro.
    Mais uma forma de se proteger quanto ao plágio.
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe do sorteio do livro Marianas

    ResponderExcluir
  2. Gis, te amo, moça hahaha.

    Eu já fui bastante atrás dessas coisas, na época em que ia publicar meu livro e acho importante fazer essas coisas, com certeza. Preciso voltar a correr atrás disso. É que me dá tanta preguiça HAHAHA. Agora, quando eu for registrar ~for real~ vou utilizar esse seu post como referência (pois sou bem perdida no site da BN). Obrigada por essa dica maravilhosa! <3

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Nina. Faça sim, é bem importante :)
      Beijooos

      Excluir
  3. Olá! Muito útil o seu post, pode acabar ajudando muita gente. Esses processos burocráticos são confusos, e muitas vezes a gente fica perdida sem saber direito o que fazer. Mas você conseguiu explicar tudo direitinho! Parabéns pelo post.

    http://loucura-por-leituras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oii!
    Adorei o texto, muito informativo e bem explicado ♥

    Beijão!
    http://loucaspaginasblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Gih!! Salvando o link do post...
    Em breve, se Deus quiser, estarei registrando meu "filho" rsrs, suas dicas ajudarão muito.
    Agradeço em nome de todos seus leitores que serão beneficiados!
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaaaaa Vanessa, espero que a postagem te ajude <3
      Mas você sabe, se precisar é só dar um grito que te ajudo no que for preciso :)
      E quero ver logo esse filho. E quero ser madrinha hahhahah
      Beijoooos

      Excluir
  6. Olá Gih!
    Essa coisa de registro é trabalhosa, eu diria. Eu registrei um dos meus livros em 2012. Eu até esqueci o comprovante de residência, sorte que meu namorado trouxe o dele.
    E sabe, o Escritório de Direitos Autorais é tão escondido. EU demorei a achar! Mas, como moro no Rio, é melhor eu ir lá e registrar pessoalmente. Ganho alguns dias com isso.
    Pelo visto o processo em si não mudou muito desde a última vez que fiz. Talvez só a ficha! :3
    Ainda registrei mais alguns dos meus filhos. Vale super a pena! É uma segurança a mais contra plágio.
    Amei a postagem e é um guia super simples e resumido. =D
    Beijos!

    ResponderExcluir