quinta-feira, 10 de julho de 2014

Fanfic, eu?

Cuidado: Se vc é fã de Crepúsculo ou Cinquenta tons, não leia as próximas palavras!
Eu avisei!

Oi, galera. Passando pra dar uma dica que acabou surgindo por causa de um trabalho da facul. Eu faço licenciatura em letras e literatura. Não, não quero ser professora. Didática 0, eu. Mas eu precisava montar um plano de aula, com redação. Como eu sei, que geral tem dificuldade pra criar seus próprios personagens, resolvi incorporar o tema fanfic na aula. Vocês conhecem? Devem conhecer néh! É aquelas histórias paralelas a histórias famosas, criadas por fãs. Se você é fã de Harry Potter, com certeza sabe do que estou falando. Poque tem aos montes por aí.
Eu nunca curti muito esse estilo. Mas pra fazer a aula, resolvi usar esse tema. E me surgiu essa ideia. É uma boa maneira de começar a escrever. Uma maneira de treinar a escrita. Mas pelo amor de Deus. Não é plagio. É criar uma história com base na outra.
Nunca tinha feito isso. Mas pra aula fictícia, eu fiz. E claro, o tema Harry Potter. Não tinha como não ser! Confesso que fiquei com medo. Arriscar a usar a história das divas das divas, dá medo. Mas sabe que não ficou tão ruim? Quem quiser conferir, Clique aqui e leia. E já aproveita e me adiciona no face. ahahahhaha.
E aí, eu pensei em falar isso aqui no blog. A fanfic pode virar até um livro sabia? Cinquenta tons de babaquice, é uma fanfic de Crepúsculo.
Não tinha tema melhor pra escolher? Naruto. Alvin e os esquilos, branca de neve. Sério que ela foi escolher Crepúsculo? Ok. Estou sendo injusta. Crepúsculo é um milhão de vezes melhor que cinquenta tons. Mas verdade seja dita, não é bom. Pq uma fanfic de Bella? Sério. Explica isso pra mim!
Então se for fazer fanfic tenha certeza de escolher um bom tema para a sua. Ou por melhor escritor que você seja, ela ficará uma porc.... Tipo Cinquenta tons. (ahhhh, odeio mil vezes e nunca vou parar de falar isso).
Mas usar a fanfic pra treinar e se divertir, é bem legal. Eu curti.
E vc? Já fez fanfic?



6 comentários:

  1. Gih, fazer fanfic é uma arte e um passatempo. No dia que eu me aventurar a nessa opção eu penso em fazer uma fanfic de uma quinta temporada da série Prison Break, não sei se conhece. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Franklin, não conheço. A única série q assisto é Supernatural :) mas se inspira lá e cria. Eu vou querer ler , abraços

      Excluir
  2. Fanfic é um excelente exercício de escrita, porque a pessoa escreve sobre um assunto que gosta e conhece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim Ronaldo. Conheci melhor esse estilo por causa do curso mesmo, mas acho que é uma boa forma de se iniciar no mundo da escrita. Abraços!!!

      Excluir
  3. Fã que escrever, desenha ou interpreta seus ídolos não são plagiadores.
    Do mesmo que um cantor que interpreta as grandes canções, nós escritores podemos usar do universo, personagens e outros tantos assuntos para escrever a nossa própria história. Quem nunca reescreveu o final de um livro por achar aquele tão bobo ou desfocado? Ou melhor, usar dos mesmos heróis para novas aventuras?
    AAaahh Fanfic... Bons tempos aqueles...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi K. Não são não. Só deixei claro, pra ngm pensar q eu estava falando de plágio. Tem gnt q não conhece o fanfic. Ontem apresentei na facul e quase ngm sabia o q era. :) Mas eu acho q é uma boa forma de treinar a escrita. Abraços!!!

      Excluir