quarta-feira, 18 de junho de 2014

Fórmulas mágicas

Galerinha, hoje passando para falar sobre algo muito chato , mas que persegue a todos que escrevem. Fórmulas mágicas. O que??? E lá tem fórmulas mágicas para escrever? Não pessoal. Não exatamente. Se alguém tiver, divulgue aí. Na verdade estou falando dos famosos clichês. Tem um post falando deles logo abaixo. Pois é, naquele eu falo mal e agora os apresento como fórmulas mágicas? Entendam.
Detesto clichês baratos. A mesma coisa, em todos os livros, escritos da mesma forma, por vários autores. Ex: vampiros purpurinados, mocinhas retardadas e que adoram apanhar, galãs que mais parecem vilões, pais ruins, filhos com problemas por causa dos pais ruins e blá, blá, blá.
Essa coisa de se ter sempre a coisa pre definida. Tipo num triangulo amoroso, desde o começo sabemos com quem a mocinha vai ficar e blá, blá. Aí você pergunta. Mas você gosta de Dan Brown? Tem mais clichê que ele? Tem. Deve ter. Mas aí é que está o esquema. Não é clichê. É fórmula mágica. Fórmula mágica do Dan Brown. Falando dos livros que eu li (O código Da Vinci, Inferno e Anjos e demônios), todos com o mesmo roteiro. Problemas com a igreja, corrida contra o tempo e uma bela mulher. Mas deu certo não deu? Quero dizer, quantos livros ele deve ter vendido? Muitos. Fórmula mágica. Quer outro exemplo. Lycia Barros. Romances que falam sobre Deus. Sim, ela tem outros. Tortura cor de rosa, por exemplo. Mas é exceção. Aí fica a questão. Clichê é bom? Não. Não é. É péssimo. Agora fórmula mágica é bom. É ótimo. Mas não tente copiar outra fórmula mágica, pois a chance de dar merda é grande. Crie a sua. Sei lá, em todos os seus textos e livros e colunas e contos e sei lá mais o que você escreve, o personagem principal vai se sempre um vilão. ué? Porque não? se as histórias forem diferentes (bem diferentes é interessante). Eu gostaria de conhecer um autor que escrevesse sobre vilões. sim, eu sou estranha. 
Aí você me pergunta? Gisa, vc não usa clichê? nenhum? E eu respondo. não. eu uso fórmula mágica. A minha fórmula mágica, que está em teste alias, :) E sabe qual é? O clichê mais detestável de todos, E mais antigo também, eu acho. O triangulo amoroso. E agora vc que leu até aqui , vai querer me dar um soco. Vc não disse que triângulos amorosos são um ó? Sim. São. Se eles forem usados como clichê, lembra? se o leitor sempre souber com quem a mocinha vai ficar. Mas e se eles forem a fórmula mágica do escritor? Aí são outros quinhentos. Eu trabalho sempre com três personagens, geralmente um deles é o ex. Sim. porque com o ex, voce faz o que quiser na sua trama. Ele pode ser o ex apaixonado, como pode ser o ex valentão, o ex babaca, o ex, montes de coisas. é a minha fórmula mágica. Aí vc pergunta? Funciona? Comigo tem funcionado. Aí vc pergunta de novo. Quem é voce para falar? Quero dizer, voce tem credibilidade como autor? Isso vc só vai saber se ler o que eu escrevo. Mas amigo, eu tenho uma boa credibilidade como leitor. E vc? Tem uma fórmula mágica?

6 comentários:

  1. Gostei do post e concordo com você quanto a diferença entre clichê e formulas mágicas. Apesar de eu não chamar assim, eu tenho uma. Mas eu gosto de chamar de paradigma.
    PS: Estou fazendo um livro que o protagonista é o vilão, mas é lá pro ano que vem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Jah Gostei do seu livro. hehehhe. Quando sair me avisa.:)

      Excluir
  2. Gih, fico feliz em saber que você também torce pro vilão. Tem um livro chamado A Jornada do Escritor, onde de fato narra as perspectivas de construção de um bom roteiro. Isso é quase um livro base para quem estuda Cinema e afins, já eu- pobre imortal- vejo o clichê como algo substancial para não ser seguido. Por isso, decidi, por fim, escrever sobre aquilo que gosto: O contrário.
    Óbvio que as editoras olham com desdém meus escritos quando por alto os olham. Mas, como indicação própria, te digo em alto e bom tom: Escreva.
    Escreva sobre o que quer, porque quer. Não vá no Youtube ver tutorial de "Como Ser Um Autor", "Como Escrever Um Romance", "Qual Tipo de Autor É Você?"... Fuja disso.
    Corra para as colinas.
    Na maior parte são escritores que divulgam cursos sobre nada demais, fazendo você querer seguir passos vagos em brilhantismos de plágios. Seja original. Se você não ficar rica, ao menos ficará feliz.
    Eu sou feliz por escrever uma série de 23 livros de terror. Terror do tipo gore, com violência, detalhes sufocantes, muita psicologia em jogo, filosofia embutida e tantas outras coisas que você nunca lerá em um livro exposto na vitrine para massa comum. Talvez até eu nunca consiga publicar muitos deles por conta própria, mas o prazer em escrever vai além de expor um conto qualquer, meu orgulho é ver em olhos doutrem o espante em ver um mundo todo novo, bem ali, entre linhas seguidas e letras corroborantes.
    Sabe Gi, este é um daqueles comentários cheios de boas vibrações de quem entende por assim o entender. Desculpe por escrever demais, estou trabalhando em cima desse problema.

    ResponderExcluir
  3. Q é isso. Nada de pedir desculpas por escrever demais. Que bom que voce escreve. E eu adoro ler. Tem vida seus textos. Jah dei uma espiadinha no seu blog e é realmente encantador a forma como vc usa as palavras.
    Quando ao mundo editorial, é realmente. Editores tem essa mania de virar o nariz para o que não é comum, mas como vc disse: importante é ser feliz. Isso q vc me disse, me lembrou um trecho que eu li esses dias. "Fizeram os textos pobres para aproximar o aluno, ao invés de aproximar o aluno de textos de qualidade". Tipo isso,e é bem isso. As vezes algo com muita qualidade é descartado, por subestimarem o leitor. É claro, q grande parte deles, vive nos modismos, mas tbm ha qm queira ler o diferente.
    E qt aos tutoriais na internet, realmente tm mt coisa e nem td é bom. Mas meu blog se salva. Ashuashuahau. brincadeirinha. Qd resolvi criar esse blog, criei c o intuito de clarear a mente de qm está começando a escrever(principalmente a minha). E qt aos seus livros, nada de desanimar. tem mt gnt q curte terror. Eu sou uma delas, mas sou medrosaaaaa, ashuashuashua. "Escrever pq gosta" é isso aí :)

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelos seus artigos. Sinto-me privilegiado em ter encontrado seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada =D Fico muito feliz que curta as postagens.

      Excluir