sábado, 14 de junho de 2014

A cuidadosa Alice, por Maurício Coelho


Lewis Carroll ficou mais conhecido pela sua obra Alice's Adventures in Wonderland, mas também fez várias outras histórias para crianças, como Sylvie and Bruno e a sua continuação, Sylvie and Bruno Concluded. Autor de inúmeros poemas em estilo nonsense, publicou também diversos trabalhos na área da matemática, como Curiosa Mathematica.
Nasceu em 27 de janeiro de 1832 na vila de Daresbury, próximo ao condado de Cheshire, Inglaterra. Lewis Carroll lecionou na Oxford High School for Girls e segundo alguns comentadores ele levava jeito para com as crianças, mas infelizmente nunca se casou e consequentemente nunca teve filhos. Morreu com 65 anos na cidade de Guildford, Reino Unido. Seu túmulo está em Surrey, Inglaterra.
Até hoje suas histórias são fonte de inspiração e de imaginação para outras histórias.

Sobre a obra em questão, The Nursery Alice (A Cuidadosa Alice) é um livro adaptado de Alice feito pelo próprio Lewis Carroll publicado em 1890 com ilustrações originais de Sir John Tenniel. A novidade desse livro são: A) as ilustrações são coloridas (as anteriores desse ilustrador eram todas preto e branca!), B) o uso de palavras em itálicas utilizadas para dar ênfase à leitura e C) como o próprio Carroll conta, esse livro deve ser lido pelas mães para as suas crianças, logo, ele utiliza diversos recursos linguísticos. Em outras palavras, é uma obra para ser contada e não lida.
                
Gostou? Fale com o autor :https://www.facebook.com/mauricioocoelho                                                 
                            Maurício Coelho

2 comentários:

  1. Olá Gih, estou acompanhando teu blog, não deixe de atualizá-lo.Parabéns.

    P.S.: Você possui algum email de contato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, obrigada :) gisasouzadeoliveira@bol.com.br
      Não consigo seguir teu blog. Não tem essa opção?
      abraços

      Excluir